Sobre nós

Somos uma Associação de Leigos Católicos, que se reúne em busca da santidade pela oração, estudo e ensino. Tem por objetivo levar os homens ao contato com a Verdade, ao modo que a Divina Providência encaminhar para cumprir o mandamento de ensinar deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Por referências: Santo Agostinho, São João, São Paulo, São Pedro, Santo Tomás de Aquino, Santa Tereza de Ávila, São João da Cruz, Hugo de são Vitor, e outros grandes nomes que lançam raízes profundas na Igreja Católica Apostólica Romana. O Instituto é uma Família Espiritual e realiza-se na medida em que cada membro se desenvolve e sua espiritualidade e caminho de santidade.

O Brasão

“Por isso deveis vestir a armadura de Deus, para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate. Portanto, ponde-vos de pé e cingi os vossos rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça e calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da paz, empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do maligno. E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” (Ef 6, 13 – 17)

O Brasão representa

Cada membro em sua individualidade

“O Deus da Paz vos conceda santidade perfeita; que o vosso ser inteiro, o Espírito a Alma e o corpo sejam guardados de modo irrepreensível para o dia da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Tess, 5, 23)

Escudo

Dourado: espírito – pneuma – πνεῦμα

Azul:  alma – psüquē – ψυχὴ

Vermelho: corpo – sōma – σῶμα

A tripartição de São Paulo, a verdadeira antropologia do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, que nos sustenta no ser.

“Com efeito, os que vivem segundo a carne desejam as coisas da carne, e os que vivem segundo o espírito, as coisas que são do espírito.” (Rom 8, 5)

“Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E pouco são os que o encontram.” (Mt, 7, 13)

A divisão do brasão, inspirada na figura conhecida como Subida do Monte Carmelo de São João da Cruz, nos dá um panorama da vida espiritual a que se propões cada um dos membros do Instituto Santo Agostinho 

“Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E pouco são os que o encontram.” (Mt, 7, 13)

“No caminho estreito São João da Cruz deixa cinco palavras: nada, nada, nada, nada, nada; no brasão por um estreito caminho dourado. “Bem aventurados os pobres em espírito, poque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5, 3)

Flor de lis

Símbolo de Nossa Senhora, porta do céu. Símbolo da porta estreita. Centro do escudo, modelo de perfeição das virtudes de quem percorreu o caminho até o fim. Esta, é uma cópia da flor de lis da catedral Nossa Senhora do Desterro de Florianópolis, disposta acima da imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Se foi por Maria que Nosso Senhor Jesus Cristo veio a nós, então, dizem os santos, é também por Ela que devemos ir a Jesus.

“Se vemos uma bonita porta, bem edificada, muito rica, dizemos: “Oh! Santo Deus, que valiosa porta! Quão bela deve ser a casa que tal porta tem!’ E logo nos assalta o desejo de entrar e conhecer essa residência. Porta do Céu é Maria. Se à glória havemos de ir, por esta porta devemos entrar… Quando a Igreja diz que esta incomparável Rainha é a porta do Céu e a janela do Paraíso, nos ensina com essas palavras que todos os eleitos, justos e pecadores, entram na mansão da glória pela mediação de Nossa Senhora, com esta única diferença: os justos entram por Ela como pela porta aberta; mas os pecadores [arrependidos], pela janela que é Maria. Portanto, depois de Jesus, n’Ela devemos pôr toda a nossa confiança e esperança de nossa eterna salvação”. (São João de Ávila)

Em breve incluiremos as descrições dos demais símbolos do nosso brasão

Sagrado Coração

Âncora

Divino Pelicano

Espadas

Flâmula