Algumas das mentes mais brilhantes da história da humanidade foram formadas por uma pedagogia que tem seus fundamentos na história da Santa Igreja. Desenvolvida orgânica e continuamente no decorrer dos séculos, este modo educacional foi composto através de um árduo e contínuo processo aprimoramento e purificação pelos santos educadores, guiados pelo Espírito Santo e pelos documentos do magistério da Igreja.
Porém, o que se observa atualmente no cenário da educação é alarmante. As abordagens educacionais ditas “modernas” estão cada vez mais padronizadas em um ensino voltado para interesses econômicos e ideológicos de grandes fundações internacionais. As escolas se transformaram em empresas que seguem os ditames do sistema financeiro que, com ou sem consciência disso, desviam o fim último do ser humano e o condenam à maior das misérias. Infelizmente, a formação dos professores é feita no mesmo sistema universitário no qual essas ideologias são desenvolvidas.
É, portanto, da máxima importância não errar na educação, como não errar na direção para o fim último com o qual está conexa íntima e necessariamente toda a obra da educação. Na verdade, consistindo a educação essencialmente na formação do homem como ele deve ser e portar-se, nesta vida terrena, em ordem a alcançar o fim sublime para que foi criado, é claro que, assim como não se pode dar verdadeira educação sem que esta seja ordenada para o fim último, assim na ordem atual da Providência, isto é, depois que Deus se nos revelou no Seu Filho Unigênito que é o único « caminho, verdade e vida », não pode dar-se educação adequada e perfeita senão a cristã. (Carta Encíclica: DIVINI ILLIUS MAGISTRI – Papa Pio XI)
Entendemos, como o Abade René Bethleém, que a verdadeira educação católica “é a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem nas crianças a natureza e a dignidade humanas; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las a plenitude de sua força e de sua ação e, por fim, conquistar a vida eterna”.
O caminho é o da fundação de escolas e, para isso, é necessário um esforço conjunto de gestores, professores, funcionários e famílias para que o processo educacional seja um verdadeiro caminho de santidade e não apenas uma transmissão e acumulação de conhecimentos.
Partindo desses princípios, acontecerá o Simpósio: A Verdadeira Educação Cristã.
O simpósio será voltado para pais, professores e interessados.
Programe-se:
Data: 04/09/2021
Local: Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti – Rua Santa Rita de Cássia, 1050, Coloninha – Florianópolis/SC
Programação do dia:
13:30 – 14:30 – Palestra 01: Globalismo na Educação
14:30 – 15:30 – Palestra 02: A Espiritualidade do Mestre
15:30 – 16:30 – Intervalo
16:30 – 17:30 – Palestra 03: Princípios da Educação Católica
17:30 – 18:00 – Apresentação do Projeto da Escola Nossa Senhora do Desterro e Encerramento
Haverá missa na paróquia às 19:00.
Venha participar, mas corra, pois temos poucas vagas. Não perca esta grande oportunidade.
Muito obrigado!
Inscrição: https://forms.gle/YfpdR1EeHxWDwbVg9
